Mapa do Site Contato
São Paulo, 22 de outubro de 2017   
Telefone do Consultório do Dr. Maurício
 
 
Red Ballon


Notícias

Cyberbulling

O cyberbullying é uma derivação do bullying, palavra de origem inglesa que descreve a prática de atos de violência física ou psicológica. Sendo assim, o cyberbullying é o exercício do bullying na internet.

Segundo o médico hebiatra Dr. Maurício de Souza Lima, o agressor pratica o ato para se manter em foco, e esse mesmo adolescente que agride é uma pessoa que precisa de ajuda, pois ele é extremamente problemático.

As vítimas desses agressores geralmente são adolescentes mais novos, tímidos, e que apresentam algum tipo de fraqueza. O agressor espalha fofocas, críticas ao modo de se vestir, e às vezes utiliza até da etnia ou religião para desmoralizar os outros.

Com as informações disseminadas em velocidade instantânea por meio da internet, o praticante do cyberbullying se aproveita dessa rapidez da rede para criar comunidades preconceituosas e atingir as vítimas em sites de relacionamentos. “O caso mais grave aconteceu em 2003, nos Estados Unidos, quando o adolescente Rian, de 13 anos, foi vítima de um boato sobre sua orientação sexual e ele acabou se suicidando”, afirma Dr. Maurício.

Mas os casos não são isolados, eles acontecem aqui no Brasil também; por isso a escola e os pais têm um papel fundamental para a orientação dos adolescentes. Por meio de palestras com especialistas, a vítima se fortalece. Portanto, as escolas devem estar atentas, pois quando não tomam o conhecimento dos casos, o bulliying tende a aumentar.

Os casos de agressão são mais comuns entre os meninos, porém o Dr. Maurício explica  que o cyberbullying está muito mais relacionado com a personalidade e as fraquezas de quem agride do que com o sexo.


Consultório: Rua Viradouro, 63 • 1 º andar • Itaim Bibi • São Paulo • SP • [11] 3078-1479
Desenvolvimento F|Tech