Mapa do Site Contato
São Paulo, 22 de outubro de 2017   
Telefone do Consultório do Dr. Maurício
 
 
Red Ballon


Notícias

Adolescentes dormem mal

Os adolescentes ficam muito tempo na frente do computador, muitos deles se estendem até a madrugada. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  revelou ue o uso do computador à noite é um fator negativo para a qualidade do sono e o rendimento escolar.

Por causa dessa nova tendência dos jovens, os pais se preocupam com a sonolência dos filhos durante as aulas. E para compensar as noites maldormidas, os adolescentes dormem durante a tarde. “O hormônio do crescimento é liberado no período da noite, por isso é preciso ter boas horas de sono nesse horário”, afirma Dr. Maurício de Souza Lima, médico hebiatra.

Na pesquisa da Unicamp, participaram 160 adolescentes (55 meninos e 105 meninas), entre 15 e 18 anos.  O estudo mostrou que quase 73% dos usuários noturnos dormem mal. Um fator importante para esse resultado é a falta de orientação dos pais. “Por causa da violência nas ruas dos grandes centros,  muitos pais aceitam a presença do adolescente até de madrugada no computador, alegando que ao menos seus filhos estão em casa”, declara Dr. Maurício.

Os dados da pesquisa preocupam os especialistas, pois os jovens que abusam da internet até altas horas faltam mais às aulas e obtêm notas mais baixas do que os adolescentes que dormem cedo.

Além de afetar no rendimento escolar, esse costume pode provocar distúrbios de sono, indisposição, tensão, irritação, ansiedade, entre outros fatores que causam uma redução da performance nos deveres que precisam de concentração.

O estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado da Dra. Gema Mesquita, que está em andamento. Ela estudará agora o impacto do uso noturno do computador em uma faixa etária entre 18 e 25 anos.





Consultório: Rua Viradouro, 63 • 1 º andar • Itaim Bibi • São Paulo • SP • [11] 3078-1479
Desenvolvimento F|Tech